Biografia de Mariah Carey
Mariah Carey (Long Island, 27 de março de 1970) , cantora, compositora, produtora musical, e atriz norte-americana.
Fez sua estreia no mundo da música em 1990. Ganhadora de cinco prêmios Grammy, ela é considerada a artista de maior sucesso da década de 1990 de acordo com a Revista Billboard, e considerada a maior vocalista feminina da música contemporânea e de todos os tempos, tendo recebido os prêmios Billboard Music Award de Artista da Década em 1999 e World Music Awards de Artista Feminina Mais Vendida do Milênio em 2000, Com mais de 275 milhões de discos vendidos no mundo, sendo 62.5 milhões só nos EUA de acordo com a RIAA.
Filha de um engenheiro aeronáutico de origem negra e venezuelana e de mãe cantora de ópera de origem irlandesa, Mariah Carey nasceu no dia 27 de março de 1970, em “Nova York”. O nome “Mariah” surgiu após sua mãe, “Patricia Hickey,” ouvir a canção “They Call Mariah” do musical “Paint Your Wagon”.
O talento musical de “Mariah” teve início aos dois anos, ela surpreendeu a mãe cantando trechos de suas óperas favoritas.Aos três anos, seus pais se divorciaram e ela foi morar com a mãe e os dois irmãos Alison Scott Carey, onze anos mais velha, e Morgan Carey, dez anos mais velho, em “Long Island”. Um ano após o divórcio de seus pais, iniciou as aulas de canto. Aos seis, já escrevia poesias. Durante o colegial, “Mariah” estava determinada a se tornar uma cantora profissional.
Toda noite ia para Manhattan encontrar com músicos, sem se preocupar com as aulas do dia seguinte. As constantes faltas no colégio, renderam a ela o apelido de “Mirage”.Aos 16 anos, seu irmão financiou uma fita demo com vinte quatro faixas num estúdio em Manhattan. Um amigo de “Mariah Carey”, que tocava bateria na banda de Brenda K Starr, a indicou para um teste na vaga de “Backing Vocal”.
Elas acabaram se tornando grandes amigas. Foi Brenda quem entregou a fita demo de Carey para o presidente da gravadora “Sony Music”, Tommy Mottola, que a ouviu em seu carro. Depois de escutar as duas primeiras músicas, ele resolveu contratar “a tal cantora”. A fita não continha nem o número do telefone para contato e foram necessários alguns dias até que ele a encontrasse e o primeiro contrato fosse assinado. O primeiro álbum “Mariah Carey” foi produzido por Ben Margulies e Narada Michael Walden, produtores gabaritados pelos trabalhos realizados com Whitney Houston e George Michael. Uma faixa também foi produzida por Walter Afanasieff, que depois veio a se tornar o parceiro favorito de Mariah Carey em suas composições. Mariah se tornou uma estrela da noite para o dia. O álbum produziu quatro “singles” na primeira posição das paradas americanas em sequência, “Vision of Love”, “Love Takes Time”, “Someday”, e “I Don’t Wanna Cry”, fato inédito na história da música. Esse disco rendeu dois prêmios “Grammy”, o de “Melhor artista revelação” e de “Melhor intérprete feminina”.
Em 1991 repetiu o sucesso lançando no mercado “Emotions”. A música título alcançou novamente a primeira posição na revista “Billboard” com o seu quinto “single”, um fato jamais conseguido por qualquer artista na indústria da música.
Os álbuns seguintes comprovaram seu talento e conquistaram mais fãs, além do respeito dos críticos. “MTV Unplugged EP”, gravado em março de 1992, numa sessão ao vivo na emissora de televisão norte-americana, afastou definitivamente os rumores sobre as altas notas de Mariah serem um produto da manipulação dos estúdios de gravação.
“Music Box”, lançado em 1993, vendeu mais de 32 milhões de cópias. “Merry Christmas”, lançado em novembro de 1994, veio coroar o sucesso. “Daydream” representou sua maturidade como artista, com mais lirismo reflexivo e uma ênfase nas raízes do R&B ao longo de todo o disco. “Fantasy” estreou como número 1 nas paradas “Rhythm & Blues” e “Top 100” da revista “Billboard”, fato também nunca ocorrido antes por nenhuma artista feminina.
Ela se casou com Tommy Mottola, que a contratou em 1988, em julho de 1993. Após quatro anos de casamento, os dois se divorciaram em 29 de maio de 1997.
Quando todos acreditavam que a carreira sofreria abalos ainda em 1997, lançou seu sétimo disco “Butterfly”, considerado como o melhor da cantora. O “single”, com o mesmo nome, estreou na primeira posição tanto da parada “Pop”, quanto na “R&B”. O mesmo álbum coloca mais um “hit” na primeira posição, a balada romântica “My All” e com essa marca, bate o recorde de artista com o maior número de músicas na primeira colocação nas paradas, ultrapassando Whitney Houston, Michael Jackson e Madonna.
Suas turnês sempre foram diferentes da maioria dos outros artistas. Ela faz o que pode ser chamado de aparições esporádicas, evitando os calendários apertados e os longos períodos longe de casa. As temporadas dos concertos são sempre muito curtas e com ingressos totalmente esgotados em questão de horas.
Em 2008, Mariah Carey diz ter encontrado sua alma gêmea, tanto que se casa, secretamente, com o produtor, empresário e radialista, Nick Cannon, após 1 mês de namoro.
Em 2010, Mariah engravida, após um sofrido tratamento de fertilização, devido à um
aborto espontâneo sofrido ainda em 2008. Em 30 de Abril de 2011, a cantora deu à luz os gêmeos Monroe e Moroccan, no mesmo dia que completava 3 anos de casada com Nick Cannon. A cantora chegou a se apresentar grávida no Brasil, em 2010, quando trouxe o show da “Angel’s Advocate Tour”, para a cidade de Barretos, em São Paulo, para um público de 50 mil pessoas.
Em 2013, Mariah aceitou uma proposta milionária para ser uma das juradas do programa de calouros mais famoso dos EUA, o American Idol. A cantora dividiu a bancada com seu amigo de longa data, Randy Jackson, com o cantor de música country, Keith Urban e com a rapper Nicki Minaj, com quem Mariah teve diversos problemas durante as gravações (um vídeo das duas cantoras discutindo vazou antes do programa ir ao ar). Mariah recebeu a bagatela de 18 Milhões de Dólares para participar do reality, sendo até então a pessoa mais bem paga para ser jurada de um programa de TV.
No mesmo ano, ela lança a música #Beautiful, uma parceria com o cantor Miguel. A canção quebrou vários recordes e tornou-se a música mais executada nas rádios norte-americanas durante a semana de lançamento. Apesar da pouca divulgação na TV norte-americana, a música atingiu a 15° posição no Hot 100 da Billboard e recebeu o disco de platina por ter vendido 1,3 milhões nos Estados Unidos.
A música foi obrigada a ser ‘assassinada’ no auge nas rádios norte-americanas, motivo? Durante a gravação do clipe remix da canção Mariah sofreu um acidente e precisou passar por uma cirurgia na mão, e como não poderia sair da cama durante o período de 3 meses, tanto o lançamento de seu décimo quarto disco como o remix da música foram cancelados.
Em novembro do mesmo ano, Mariah lançou a balada ‘The Art Of Letting Go’, que não repetiu o sucesso da canção anterior.
Depois de muitos atrasos e cancelamentos, finalmente no dia 27 de maio de 2014 o disco ‘Me. I Am Mariah… The Elusive Chanteuse’ é lançado. O álbum debutou em 3° lugar no Top 200 da Billboard e tornou-se o disco menos vendido da carreira da Mariah.
Na mesma época, Mariah estava se divorciando oficialmente de Nick Cannon e resolveu oficialmente abandonar a promoção do disco.
Somente em outubro de 2014 que Mariah dediciu seguir em frente e realizar uma turnê de shows pela Ásia e Austrália. Os shows quebraram recorde de bilheteria, Mariah tornou-se a primeira artista ocidental na história a realizar shows em estádios lotados na China.
Em janeiro 2015, Mariah retorna para Sony Music, 15 anos depois de sair da gravadora. Mariah assina com o selo de L.A Reid, a Epic Records. O primeiro lançamento de Mariah Carey com a gravadora é uma coletânea de sucessos batizada de “#1 To Infinity”, incluíndo todos os seus sucessos que chegaram ao topo da Billboard.
Mariah teve a residência de Las Vegas mais lucrativa no primeiro semestre de 2015.
Na mesma época, Mariah assina um contrato de 2 anos com o The Collesseum e anuncia uma residência de shows em Las Vegas no Caersars Palace.
Em dezembro de 2015, após duas temporadas de sucesso em Las Vegas, Mariah retorna ao Beacon Theatre para o segundo ano de seus concertos natalinos. Na mesma época, ‘All I Want For Christmas Is You’ atinge um novo pico na Billboard (21 anos após o seu lançamento) a música atingiu a 11° posição no Hot 100 da Billboard e quebrou recordes de execuções no Spotify, tornando-se a música mais executada no aplicativo durante o mês de dezembro.
No mesmo mês, Mariah anuncia a turnê mundial batizada de ‘Sweet Sweet Fantasy’, que derá o pontapé inicial na Inglaterra e visitará o continente Europeu e Africano.
Em 2018, Mariah Carey anuncia novas datas na residência de Las Vegas com "The Butterfly Returns". No 2º semestre, a cantora fará shows no continente asiático.
Mariah Carey é uma das cantoras mais premiadas da história. Entre os prêmios a cantora possui 5 prêmios Grammy (sendo a segunda cantora mais indicada ao prêmio, atrás de Aretha Franklin), um Óscar e um Globo de Ouro pela canção When You Believe e recebeu o prêmio de “Artista do Milênio” pela World Music Awards por suas vendas e contribuições para a música. No total a artista soma mais de 280 prêmios.
0 comentários:
Postar um comentário